EXPERIÊNCIA NO PERMANECER SUS: A FORMAÇÃO DISCENTE
Resumo
A formação de recursos humanos para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) segundo seus princípios e diretrizes é de grande relevância, e alguns programas têm sido desenvolvidos para este fim, a exemplo do Permanecer SUS. Este estudo teve por objetivo analisar a contribuição do Programa Permanecer SUS na formação de estudantes de graduação para o SUS. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram entrevistados nove estagiários do Programa, que atuavam há cerca de 12 meses na emergência de um hospital público em Salvador. Os dados obtidos foram interpretados pela técnica de análise temática. Os resultados permitiram identificar-se sensibilização por parte dos estudantes frente às dificuldades vivenciadas nas emergências dos hospitais públicos. A humanização e o acolhimento apresentaram-se fragilizados num ambiente de trabalho precário, até mesmo para os estagiários. Fragilidades quanto ao entendimento dos princípios e diretrizes do SUS foram identificados, como também uma compreensão do seu processo político. Os estudantes que apresentaram melhor compreensão sobre o SUS referiram ter interesse em atuar no serviço para colaborar na mudança. Concluiu-se que é necessário discutir-se o Sistema Único de Saúde e o contexto em que este é implementado, desenvolvendo senso crítico com base na realidade vivenciada.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.