CARACTERIZAÇÃO DO TRAUMA EM VÍTIMAS SUBMETIDAS A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DA BAHIA

  • Bruna Brandão da Silva
  • Felipe Moreira de Almeida Rios
  • Thereza Cristina Dourado Araújo
  • Maria do Socorro Arraes Paz
  • Aline Silva Gomes Xavier
  • Silvone Santa Bárbara da Silva

Resumo

O objetivo deste estudo é caracterizar o trauma em vítimas submetidas a procedimentos cirúrgicos em um hospital público do estado da Bahia, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa, realizado com vítimas de traumas submetidas a procedimentos cirúrgicos, admitidas no período de abril a junho de 2013 em um hospital público do interior do estado da Bahia. Os dados foram coletados em prontuários, por meio de um formulário estruturado. Os resultados mostraram que 81,4% eram do sexo masculino, 35,9% eram jovens com idade entre 18 e 28 anos e 65,6% eram solteiras. Com relação ao tipo de trauma, 79% das vítimas desenvolveram um único tipo de trauma, com predominância do trauma de extremidades (47,7%) e 21% tiveram politrauma. O principal mecanismo do trauma foi o acidente motociclístico (30,8%); 92,8% do total das vítimas foram submetidas a um procedimento cirúrgico; dentre as cirurgias realizadas, 40,3% foram ortopédicas, seguida de 23,8% torácicas. Concluiu-se que o principal tipo de trauma em vítimas submetidas a procedimentos cirúrgicos em um hospital público do estado da Bahia foi o de extremidades, sendo os acidentes de trânsito e a violência interpessoal as causas mais frequentes.


Palavras-chave: Traumatismo múltiplo. Ferimentos e lesões. Cirurgia. Epidemiologia.

Biografia do Autor

Bruna Brandão da Silva

Enfermeira. Residente em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Felipe Moreira de Almeida Rios

Cirurgião-Dentista. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Thereza Cristina Dourado Araújo

Médica. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Maria do Socorro Arraes Paz

Assistente Social da Emergência do Hospital Geral Clériston Andrade. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Aline Silva Gomes Xavier

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas sobre Corpo, Gênero, Representações e Práticas de Cuidado e do Núcleo de Epidemiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Silvone Santa Bárbara da Silva

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutora em Enfermagem. Coordenadora de Pesquisa e do Núcleo de Estudos em Gestão, Políticas, Tecnologias e Segurança na Saúde, na Universidade Estadual de Feira de Santana. Docente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Publicado
2018-08-04
Como Citar
BRANDÃO DA SILVA, Bruna et al. CARACTERIZAÇÃO DO TRAUMA EM VÍTIMAS SUBMETIDAS A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DA BAHIA. Revista Baiana de Saúde Pública, [S.l.], v. 42, ago. 2018. ISSN 2318-2660. Disponível em: <http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2869>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.v42.n0.a2869.
Seção
Artigos originais de temas livres