ATUAÇÃO DO GRUPO DE APOIO NO CONFORTO DE FAMÍLIAS COM PESSOAS NA TERAPIA INTENSIVA

  • Mariana da Silva Mendes
  • Kátia Santana Freitas
  • Camila Oliveira Valente
  • Joselice Almeida Góis
  • Amine Oliveira da Silva Bastos
  • Pollyana Pereira Portela

Resumo

O grupo de apoio à família é uma estratégia que visa diminuir os desconfortos provocados pela internação de um parente na Unidade de Terapia Intensiva. O estudo objetivou analisar o impacto do grupo de apoio como estratégia para a promoção do conforto de familiares de pessoas internadas na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público em Feira de Santana, Bahia, Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, quase-experimental. Os sujeitos do estudo foram 41 familiares de pessoas internadas nessa unidade. O nível de conforto foi mensurado com base na Escala de Conforto para Familiares de Pessoas em Estado Crítico de Saúde. Foi realizado cálculo da média de cada item e da média geral da escala baseado no conjunto de itens que a compõe. Os resultados mostraram que não houve diferenças estatisticamente significantes entre o nível de conforto dos participantes e não participantes das reuniões do grupo de apoio. Entretanto, a análise qualitativa dos Fatores Terapêuticos das falas dos familiares mostrou resultados satisfatórios em relação ao grupo de apoio à família. Concluiu-se que para a promoção do conforto às famílias, os profissionais de saúde devem implementar práticas de cuidado pautadas em evidencias empíricas e focalizadas na importância da consideração da família como elemento a ser cuidado e confortado.


Palavras-chave: Cuidados de conforto. Enfermagem. Família. Unidade de terapia intensiva. Fatores terapêuticos.

Biografia do Autor

Mariana da Silva Mendes

Enfermeira. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Kátia Santana Freitas

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pós-doutora em Epidemiologia. Professora Adjunta do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Camila Oliveira Valente

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Joselice Almeida Góis

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora auxiliar do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Amine Oliveira da Silva Bastos

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Pollyana Pereira Portela

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professor auxiliar do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Publicado
2018-08-04
Como Citar
DA SILVA MENDES, Mariana et al. ATUAÇÃO DO GRUPO DE APOIO NO CONFORTO DE FAMÍLIAS COM PESSOAS NA TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana de Saúde Pública, [S.l.], v. 42, ago. 2018. ISSN 2318-2660. Disponível em: <http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2871>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.v42.n0.a2871.
Seção
Artigos originais de temas livres