CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO PARA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE CUIDADOS SEMI-INTENSIVOS

  • Tayse Barbosa Moura
  • Leonardo Santa Barbara da Silva Santos
  • Eula Priscila Brandão Soares
  • Silvone Santa Bárbara da Silva

Resumo

O processo de enfermagem é o instrumento metodológico utilizado para o processo de cuidar e a Sistematização da Assistência de Enfermagem implica na organização e execução desse processo. Este artigo tem como objetivo construir um protótipo-software para implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em uma unidade de cuidados semi-intensivos de um hospital público da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, que busca modificar a realidade estudada, explicando os problemas e propondo soluções. Os resultados apontam que a prática de enfermagem inserida no contexto das práticas em saúde, enfrenta o desafio cotidiano de imprimir uma nova lógica à organização do trabalho, configurando um agir pautado na integralidade. Concluiu-se que a utilização de um software para implantação da Sistematização da Assistência em Enfermagem em um hospital público da Bahia irá facilitar a organização do trabalho da equipe de enfermagem, melhorando a qualidade da assistência prestada ao indivíduo.


Palavras-chave: Software. Processo de enfermagem. Cuidados de enfermagem.

Biografia do Autor

Tayse Barbosa Moura

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira da gestão de leitos do Hospital Geral Clériston Andrade. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Leonardo Santa Barbara da Silva Santos

Bacharel em Ciências da Computação. Analista de Testes. Residência em reuso de software. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Eula Priscila Brandão Soares

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Colaboradora do Núcleo de Estudos em Gestão, Políticas, Tecnologias e Segurança na Saúde. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Silvone Santa Bárbara da Silva

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão, Políticas, Tecnologias e Segurança na Saúde. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Publicado
2018-08-04
Como Citar
BARBOSA MOURA, Tayse et al. CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO PARA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE CUIDADOS SEMI-INTENSIVOS. Revista Baiana de Saúde Pública, [S.l.], v. 42, ago. 2018. ISSN 2318-2660. Disponível em: <http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2872>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.v42.n0.a2872.
Seção
Artigos originais de temas livres