ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR

  • Thiago da Silva Santana
  • Maria Lúcia Silva Servo
  • Anderson Reis de Sousa

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência do estresse no processo de trabalho realizado por enfermeiras que atuam na unidade de emergência hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado na unidade de emergência de um hospital público do estado da Bahia, Brasil. Participaram do estudo 13 enfermeiras que, sob aspectos éticos da pesquisa, submeteram-se à entrevista individual guiada por um roteiro semiestruturado. Tais entrevistas foram organizadas e analisadas, tendo os critérios consolidados para o Consolidated Criteria For Reporting Qualitative Research como ferramenta de apoio. Os resultados apontaram o estresse enquanto fenômeno imbricado no cenário da emergência hospitalar e que permeia as práticas e ações das enfermeiras no desenvolvimento do processo de trabalho, por meio de estressores relacionados à organização tecnológica do trabalho na unidade em estudo. Concluiu-se que existe a necessidade de repensar o modo de como está organizado o processo de trabalho da enfermeira na Unidade de Emergência Hospitalar, uma vez que, bem estruturado, com normas e rotinas estabelecidas, previsão de material, planejamento de atividades, recursos humanos quantitativo e qualitativo suficiente, favorece o desenvolvimento do processo de trabalho de forma satisfatória. Caso contrário, as práticas tornam-se mecânicas, desgastantes, causando sentimentos de desgaste psíquico e desânimo no enfermeiro, conforme sinalizado nas falas das participantes do estudo.


Palavras-chave: Estresse. Processo de trabalho. Emergência hospitalar.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Santana

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana. Bahia. Brasil.

Maria Lúcia Silva Servo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro da Academia de Educação de Feira de Santana. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Anderson Reis de Sousa

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente da Universidade Federal da Bahia. Salvador. Bahia. Brasil.

Publicado
2018-08-04
Como Citar
DA SILVA SANTANA, Thiago; SILVA SERVO, Maria Lúcia; REIS DE SOUSA, Anderson. ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR. Revista Baiana de Saúde Pública, [S.l.], v. 42, ago. 2018. ISSN 2318-2660. Disponível em: <http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2876>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.v42.n0.a2876.
Seção
Artigos originais de temas livres