RECONHECIMENTO E CONDUTA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DIRECIONADA AO PACIENTE EM COMPORTAMENTO SUICIDA

  • Anderson Reis de Sousa
  • Luzia Fernanda Borges Miranda
  • Luana dos Santos Braz Rocha
  • Sandra Maria Lôbo Macêdo Pereira
  • Wanderson Carneiro Moreira
  • Murilo Fernandes Rezende

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o reconhecimento e a conduta da equipe de Enfermagem diante do paciente com comportamento suicida. Trata-se de estudo qualitativo desenvolvido com 14 profissionais de enfermagem do setor de emergência de um hospital público da Bahia. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, transcrita e processada no software NVivo®10 versão 11 e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram as três categorias temáticas que emergiram: Entendimento/concepção sobre comportamento suicida; reconhecimento do comportamento suicida; e vivências no atendimento à pessoa com comportamento suicida. Concluiu-se que o reconhecimento e a conduta da equipe de enfermagem frente ao paciente com comportamento suicida são incompletos e fragilizados, e esse despreparo para abordar esses pacientes interfere na assistência de qualidade.


Palavras-chave: Enfermagem. Suicídio. Assistência de enfermagem. Atendimento de emergência.

Biografia do Autor

Anderson Reis de Sousa

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem. Professor Assistente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil. 

Luzia Fernanda Borges Miranda

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Luana dos Santos Braz Rocha

Enfermeira. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Sandra Maria Lôbo Macêdo Pereira

Enfermeira. Pós-graduanda em Urgência e Emergência. Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Wanderson Carneiro Moreira

Enfermeiro. Doutorando em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Murilo Fernandes Rezende

Médico Psiquiatra. Membro da Diretoria da Associação Sergipana de Psiquiatria. Barra dos Coqueiros, Sergipe, Brasil.

Publicado
2018-08-04
Como Citar
REIS DE SOUSA, Anderson et al. RECONHECIMENTO E CONDUTA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DIRECIONADA AO PACIENTE EM COMPORTAMENTO SUICIDA. Revista Baiana de Saúde Pública, [S.l.], v. 42, ago. 2018. ISSN 2318-2660. Disponível em: <http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2880>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.v42.n0.a2880.
Seção
Artigos originais de temas livres