MOSTRA INTEGRADA DE PESQUISA EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Silvone Santa Barbara da Silva Santos
  • Katia Pires de Meirelles Martins
  • Janaína Silva Dias
  • Patrícia Oliveira da Silva Souza
  • Evanuzia Alves Freitas Pereira
  • Miriam dos Santos Caldas

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o desenvolvimento de quatro edições da Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade. As Mostras envolveram profissionais do referido hospital em articulação com as instituições acadêmicas conveniadas para a realização das práticas curriculares e de pesquisa. A I Mostra de Pesquisa ocorreu no ano de 2013 e revelou a sua importância em socializar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da instituição de saúde. Considerada como um evento inovador, em âmbito hospitalar da rede da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, foi pensada com o intuito de estimular o desenvolvimento de pesquisas não somente entre os docentes e discentes das instituições de ensino, mas, sobretudo, entre os trabalhadores da unidade. Na primeira edição foram inscritos 63 trabalhos; na segunda, realizada no ano de 2014, 48 pesquisas foram apresentadas; em 2015, os trabalhos totalizaram 66; na quarta edição, no ano de 2016, 69 trabalhos foram expostos. Concluiu-se que a descrição da experiência de desenvolvimento de quatro edições da Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade demonstrou que é possível realizar eventos dessa natureza em espaços microlocalizados, mediante a construção e solidificação de parcerias institucionais, e também estimular a produção científica nas unidades de saúde, de modo a subsidiar o processo de tomada de decisão dos gestores, bem como as práticas de cuidado aos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde. 


Palavras-chave: Pesquisa. Serviços de saúde. Hospitais de ensino.

Biografia do Autor

Silvone Santa Barbara da Silva Santos

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Gestão, Políticas, Tecnologias e Segurança na Saúde. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Katia Pires de Meirelles Martins

Fisioterapeuta. Especialista em Saúde Pública, Professora da Faculdade Adventista da Bahia. Supervisora do Setor de Fisioterapia e Coordenadora do Núcleo de Gestão do Trabalho em Saúde do Hospital Geral Clériston Andrade. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Janaína Silva Dias

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Coletiva. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Hospital Geral Clériston Andrade. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Patrícia Oliveira da Silva Souza

Assistente Social. Especialista em Gestão de Pessoas. Coordenadora do Setor Pessoal do Hospital Geral Clériston Andrade. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Evanuzia Alves Freitas Pereira

Comunicação Social. Especialista em Gestão de Pessoas. Coordenadora de Recursos Humanos do Hospital Geral Clériston Andrade. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Miriam dos Santos Caldas

Assistente Social. Mestre em Ciências Políticas, Cidadania e Governação. Professora da Faculdade Anísio Teixeira. Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Publicado
2018-08-04
Como Citar
SANTA BARBARA DA SILVA SANTOS, Silvone et al. MOSTRA INTEGRADA DE PESQUISA EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Baiana de Saúde Pública, [S.l.], v. 42, ago. 2018. ISSN 2318-2660. Disponível em: <http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2884>. Acesso em: 19 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22278/2318-2660.2018.v42.n0.a2884.
Seção
Relato de experiências