DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA E ACESSO AO MAMÓGRAFO NO ESTADO DA BAHIA
Resumo
Objetivos: Analisar a distribuição geográfica e o acesso ao mamógrafo por meio da estimativa de cobertura mamográfica no Estado da Bahia (BA), Brasil, no período de 2010 a 2012. Métodos: Estudo de desenho ecológico, transversal e descritivo, utilizando dados secundários provenientes da base de dados do Departamento de Informática do SUS – DATASUS. A análise estatística foi realizada por meio do programa SPSS. Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman para avaliar a associação entre o coeficiente de distribuição geográfica dos mamógrafos e os indicadores de morbimortalidade e média do indicador socioeconômico PIB per capita. Para o cálculo da cobertura mamográfica, foi utilizada a recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Resultados: observou-se, neste estudo, uma distribuição irregular do equipamento entre as macrorregiões de saúde do estado, com concentração em regiões com melhores condições socioeconômicas e baixa cobertura e tendência à iniquidade no acesso da população-alvo a essa tecnologia pelo Sistema Único de Saúde. Não foi possível concluir que a alocação de mamógrafos do SUS na Bahia tenha levado em consideração o critério epidemiológico. Conclusão: distribuição geográfica e cobertura são elementos importantes para a avaliação do acesso e suas questões de equidade/iniquidade, principalmente aqueles que envolvem tecnologias de alto e médio custo, como o mamógrafo.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.