O ATO DE COZINHAR EM UMA SALA DE ESPERA
Resumo
Objetivo: Verificar se o ato de cozinhar na sala de espera de uma Unidade de Saúde da Família é capaz de ser um potencial educador em saúde e gerar reflexões acerca da alimentação enquanto provedora de sentido, de comunicação e de transformação na saúde das pessoas. Métodos: A pesquisa, de cunho qualitativo-descritiva, desenvolveu-se a partir do ato de cozinhar na sala de espera em uma Unidade de Saúde da Família no município de São Carlos, São Paulo. Foram utilizados a metodologia de observação participante, transcrita em diários de campo, e um roteiro prévio elaborado pela pesquisadora, aplicado em oito encontros. Foram abordadas questões referentes ao Guia Alimentar para População Brasileira, além disso, realizou-se a preparação de receitas saudáveis e econômicas a cada encontro. Resultados: Os resultados do estudo demonstraram que cozinhar neste espaço despertou outros sentidos que até então não haviam sido vividos no local. Tal experiência modificou a relação com a espera, trouxe reflexões para os participantes sobre seus hábitos alimentares e estimulou a alimentação saudável, de modo a tornar claro o fato de que ela pode ser saborosa e compatível com seus modos de vida. Houve participação de 26 mulheres e três crianças durante os oito encontros. Conclusão: O ato de cozinhar, em uma sala de espera de uma Unidade de Saúde da Família, proporcionou a transformação de um ambiente típico de um serviço de saúde em um espaço potencial de educação em saúde.
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