ORIENTAÇÕES SOBRE O DESCARTE DE RESÍDUOS GERADOS EM DOMICÍLIOS DE USUÁRIOS DE INSULINA
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar os tipos de orientação recebidas porusuários de insulina quanto ao descarte de resíduos gerados pelo uso desse medicamentoe monitoramento glicêmico em seus domicílios. Esta pesquisa, de caráter descritivoexploratório,foi realizada em um Núcleo de Saúde da Família de Ribeirão Preto(SP), Brasil.Participaram do estudo 26 usuários de insulina, os dados foram coletados durante o mêsde julho de 2010 e, posteriormente, foram analisados por meio da estatística descritiva.Verificou-se que 61,5% (16) dos entrevistados recebeu orientação sobre o descarte dosresíduos gerados. Desses sujeitos, 62,6% (10) foram orientados a descartar as seringas eagulhas em recipientes plásticos e encaminhá-los para o serviço de saúde que frequentam.Quanto ao descarte das fitas reagentes e frascos de insulina, respectivamente, 56,2% (9) e75,2% (12) participantes afirmaram não ter recebido nenhum tipo de orientação. No que serefere à origem das orientações, 12,6% (6) dos participantes foram orientados por funcionáriosda farmácia pública. Considera-se, com este estudo, a importância da implantação de umprotocolo sobre o manejo de resíduos do serviço de saúde em domicílio para direcionar asações e orientações aos usuários de insulina.- Aprovação do CEP
- Folha de rosto
- Resumo em português, inglês e espanhol
- Contribuições dos autores
- Tabela 1
- Tabela 2
- Tabela 3
- Orientações sobre o descarte de resíduos gerados em domicílios de usuários de insulina
- Orientações sobre o descarte de resíduos gerados em domicílios de usuários de insulina
- Orientações sobre o descarte de resíduos gerados em domicílios de usuários de insulina
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.